Durante o curso no trabalho com os alunos percebi que realmente o uso das mídias faz muita diferença em sala de aula, eles realizam as atividades propostas com muito interesse porque o uso das tecnologias faz parte do seu dia a dia. Daqui para frente usarei sempre a tecnologia em minha prática pedagógica, tornado a aula mais prazerosa e criativa.
Letícia Figueiredo de Menezes/Cursista
Consegui postar vídeos sobre as nove ilhas açorianas, que foi objeto de estudo no primeiro trimestre da sexta série, fiz uma aula expositiva, diferente, que chamou a atenção de meus alunos, onde exibi também este vídeo postado em meu blog, mostrei o blog, disse que a partir de agora será uma ferramenta que usaremos muito nas próximas aulas, pois irei postar pesquisas e atividades para os alunos lá.
Eles gostaram da idéia, gostaram desta "nova" forma de assistir e participar das aulas de história, que antes era um pouco diferente, mas que agora os provocava mais, tanto para participar, como para construir, formar suas opiniões.
Portanto, acredito que este curso de inclusão digital só veio para contribuir e nos auxiliar ainda mais, sendo usado como uma ferramenta pedagógica.
Gostaria de deixar aqui também os meus parabéns a professora Sirlei que teve tanta dedicação e paciência de nos ensinar passo a passo cada etapa para a construção de nossos blogs.
Fátima conceição Colombo Martins dos Santos/Cursista
O primeiro dia de curso me deixou um pouco apreensiva quando soube que seria sobre Blog, mas mesmo assim continuei, pensei inclusive em desistir, pois achei muito difícil.
No decorrer do curso fui tomando gosto pelas postagens, pelo trabalho no blog, colocar calendário, relógio, música etc.
Hoje fico esperando ansiosa a terça-feira para ter o curso, aprender mais e alimentar o meu Blog.
Nunca me imaginei uma “blogueira”, acho que estou ficando viciada. Devo este interesse ao curso, as instrutoras e minha amiga e colega Rejane que sempre com seu jeitinho meigo e paciente não se cansa de nos ensinar.
Fernanda Firme de Almeida/Cursista
Hoje, após algumas aulas e realização de atividades solicitadas pela nossa coordenadora Sirlei estou muito animada, pois aos poucos estou construindo o “meu blog” e modéstia parte ele está uma gracinha, a minha cara.
Claro! As dificuldades existem, há muitas dúvidas, muitos "não sei”, mas o importante é seguir em frente, é como diz o ditado 'é errando que se aprende'.
Ter um lugarzinho só nosso para poder postar nossos trabalhos, “NOSSO BLOG” é muito bom!
Obrigada Sirlei pelo incentivo e paciência de sempre!
Apesar de já ter feito um curso rápido de Internet na Educação, por não aplicar logo esqueci o pouco que aprendi. Agora sinto que foi muito diferente, estou aprendendo, gosto do que estou fazendo e sinto-me estimulada a ir além. Sei da importância da máquina para minha prática profissional e para o meu dia a dia. Sei do valor que tem a internet como fonte de informação e pesquisa e como meio de comunicação.
O uso do computador em sala de aula não deve demorar muito será uma realidade para todos. É uma questão de tempo. Já temos salas de aula virtuais no Rio Grande do Sul. Termos a oportunidade de aprendermos, de nos qualificarmos é um privilégio.
As aulas são um eterno desafio, a professora é calma e atenta, as colegas são solidárias e a aprendizagem é conseqüência de muita perseverança, competência, entrosamento e oportunidade.
Mara Regina da Luz dias Monteiro/Cursista
Ao iniciar o Curso não imaginava o quanto essas aulas me fariam repensar o ser “aprendiz”. Coisas novas, novos comandos, anotações, tarefas, dúvidas; tudo rodeado por sentimentos de euforia, prazer, angústia, satisfação. Ser aluno parece ser tão fácil, quando se é o professor, mas não é não. É curioso como deixo tudo para última hora e cobro dos meus alunos organização nas tarefas. Conformo-me, pois estou aprendendo a tornar minhas aulas mais interessantes, utilizando a informática como ferramenta.
Estou ansiosa para ver os trabalhos dos meus alunos no “Blog”, suas carinhas satisfeitas e todos muito orgulhosos de suas criações.
Ser aluno, ser professor, ter paciência, ter vontade de aprender e principalmente aprender, é o que importa. Por isso estou neste curso, pretendo melhorar como aluna, utilizando tudo que aprendi.
Rejane Escopelli Dias/Cursista
Depois que iniciei o Curso no NTE percebo o quanto está mais fácil o trabalho. Estou adorando construir o meu Blog. Vejo os professores mais empolgados, sabendo o que estão fazendo. É claro que alguns professores que ainda não tem muita familiaridade com a máquina sentem um pouco mais de dificuldade, mas é visível a vontade que todos têm de aprender e também a certeza de todos ao reconhecer que o Blog é uma ferramenta importante para o professor na sua prática diária, pois vai de encontro com o interesse dos alunos.
Para mim é muito gratificante o interesse de alguns professores em fazer uso da tecnologia em suas aulas, pois acredito que os Laboratórios de Informática das escolas só irão funcionar no momento que os professores acreditarem que é possível trabalhar de forma diferente a que estavam acostumados e que o resultado disso vem com a aprendizagem e satisfação do aluno.
Antes do curso já havia criado um blog com atividades profissionais, porque acho que este instrumento é muito importante para o uso dos alunos. Quando tive oportunidade em participar do curso não tive dúvidas sabia que era preciso me aprimorar no uso do Blog na Educação.
Durante o curso no trabalho com os alunos percebi que realmente o uso das mídias faz muita diferença em sala de aula, eles realizam as atividades propostas com muito interesse porque o uso das tecnologias faz parte do seu dia-a-dia. Daqui para frente usarei sempre a tecnologia em minha prática pedagógica, tornado a aula mais prazerosa e criativa.
Sandra Maria dos Santos Fraga/Cursista
Quando fui convidada a fazer este curso, pensei várias vezes em dizer não, pois sinceramente não entendia nada de computadores, muito menos de blog, para mim computador servia apenas para digitar provas, textos, pesquisar sobre algo. Mas decidi encarar este desafio, olha não é fácil, pois além de não entender muito sobre essa tal tecnologia, também devo confessar que não me atrai muito. Mas hoje depois dessas várias aulas, já vejo todo esse mundo com outros olhos, hoje já não sou tão analfabeta na tecnologia, posso até dizer para minhas colegas que tenho um blog, e estou gostando, venho para as aulas com prazer e não por obrigação. Na outra escola onde trabalho os alunos tem aula de informática e hoje já me arrisco a ajudá-los, não fico mais parada esperando que a outra professora explique tudo sozinha, então acho que tive um bom crescimento dentro dessa área e espero crescer mais ainda.
Somos colegas de profissão e de escola, embora eu ocupe um espaço diferenciado do que vocês ocupam, nesse momento, não deixamos de sermos colegas de profissão. Por um período, o do curso, fui professora e vocês as cursistas. MORAN diz: "Educar é colaborar para que professores e alunos transformem suas vidas em processos permanentes de aprendizagem. É ajudar os alunos na construção da sua identidade, do seu caminho pessoal e profissional, no desenvolvimento das habilidades de compreensão, emoção e comunicação que lhes permitam encontrar seus espaços pessoais, sociais e profissionais e tornarem-se cidadãos realizados e produtivos". Tentei fazer um pouquinho esse papel no momento do curso.
Gosto muito do espaço que ocupo nessa etapa da minha vida profissional, ser um professor multiplicador das TIC é um desafio de muita responsabilidade. Já formei muitos professores e alunos, mas é sempre um novo começo.
Neste curso, focando Blog na Educação, procurei mostrara a vocês o que se pode realizar, como diz Betina Von Staa (autora e docente de cursos on-line para a COGEAE da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), Fundação Vanzolini e UNICENP (Centro Universitário Positivo) “O uso do blog em sala de aula pode trazer mais dinamismo para a realização e apresentação de trabalhos, facilitarem o dia-a-dia de professores e estudantes que têm no ambiente virtual uma espécie de arquivo de documentos, além de aproximar os alunos, que podem discutir idéias e opiniões sem que estejam no mesmo espaço físico e ao mesmo tempo. É uma ferramenta incrível que auxilia professores em suas atividades em sala, além de permitir uma maior exposição de seus conhecimentos para o público”.
Poder participar desse processo de construção com esse grupo, ensinando, discutindo, refletindo sobre os blogs foi um momento de crescimento para mim também, pois somos eternos aprendizes. Também sou uma Blogueira, de blogs educativos e sempre procuro deixar registrado no meu Blog links de sites interessantes, textos que possam auxiliar professores que buscam informações e conhecimento para utilizarem em suas aulas.
Foi gratificante ter vocês como “alunas” nesse curso, a cada encontro fomos somando, dividindo e multiplicando o que fomos fazendo. Vocês aprenderam comigo e com as colegas e eu aprendi muito com vocês. O convívio neste período me deixou próxima de vocês e pude conhecer um pouquinho mais cada uma.
Vou ficar realizada se consegui afastar o medo que algumas tinham das TIC e do laboratório de informática ao iniciar o curso, vou ficar mais realizada se a semente plantada render frutos, ou seja, se vocês continuarem a desenvolver e publicar as atividades produzidas com seus alunos. A Escola está bem equipada das ferramentas de utilização das tecnologias, a equipe diretiva está proporcionando espaço para capacitação, então façam uso desses espaços para o crescimento de vocês e de seus alunos. Contem comigo no que precisarem terei imenso prazer em auxiliá-las sempre, pois acredito que não se aprende bem senão pela experiência. Foi muito bom ter convivido mais próxima de vocês, fico agradecida pelos depoimentos afetuosos que deixaram no meu BLOG e no TELEDUC.
Parabéns a todas e reflitam: pois a vida é para quem topa qualquer parada, e não para quem pára em qualquer topada, e à medida que o conhecimento aumenta, o espanto se aprofunda.
Parabéns a todas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário