quarta-feira, 9 de junho de 2010

Vou publicar os projetos criados pelos cursistas do Curso Introdução à Educação digital-Blog na Educacação. No BLOG da Isabel você pode ver os pojetos desenvolvidos:

PRIMEIRO PROJETO
Projeto : Gaúcho : fale, cante e trove bonito, tchê!

Tema : Semana Farroupilha
Escola : E. E. E. F. Professor Milton Pacheco
Clientela : alunos
Série : 5ª a 8ª série
Turnos : manhã e tarde
Duração : 14 de setembro a 20 de setembro de 2010

1. OBJETIVOS:
Desenvolver a expressão oral e escrita;
Oportunizar a formação de pessoas capacitadas a encenar peças teatrais;
Enriquecer a relação interpessoal, crescimento intelectual e social;
Promover um conhecimento maior sobre a cultura gaúchae valorização da pessoa sul - rio - grandense;
Permitir a expansão da criatividade pessoal;
Valorizar o vocabulário do RS;
Despertar talentos para o canto, teatro e a trova.
2. ATIVIDADE MOTIVADORA:


Questionamento desafiador:
Você aluno é capaz de dialogar ou cantar com seu colega utilizando um linguajar gauchesco expressando - se como tal, valorizando assim o gaúcho que é ?

3. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

Questionamento desafiador;
Pesquisa individual sobre o gaúcho ( quem é, costumes, linguagem, músicas, vestimenta, alimentação, trabalho, lazer );
Mesa redonda e exposição da pesquisa;
Textos sobre o gaúcho e exercícios complementares de vocabulário, compreensão e interpretação;
Paralelo : gaúcho ontem e hoje;
Cruzadinha;
Caça palavras;
Produção textual;
Elaboração de diálogos;
Cantos e/ou paródias gauchescas em duplas;
Apresentação em sala de aula e para os demais alunos da escola dos diálogos, cantos e/ou paródias gauchescas ( Semana do Gaúcho ).

4. PROCEDIMENTOS :

Pergunta desafiadora;
Pesquisa;
Texto;
Exercícios complementares ao texto;
Produção textual;
Atividade em duplas;
Apresentação dos trabalhos em grupos.

5. CONTEÚDOS ENVOLVIDOS:

Língua Portuguesa e Educação Artística : expressão escrita, oralidade ( desenvoltura ), leitura, vocabulário, interpretação de texto, produção textual.
Ensino Religioso : participação, relacionamento, trabalho em equipe;
Educação Física : atividade com o corpo (expressão oral ) ;
Matemática : concentração, rapidez, atenção, raciocínio ( caça palavras, cruzadinhas ) ;
História e Geografia : conhecimento do indivíduo típico do sul do Brasil ( gaúcho, mapa do RS);
Ciências : saúde ( alimentação gauchesca )

6.AVALIAÇÃO:

Será considerada satisfatória se houver a participação e empenho de todos os alunos e professores responsáveis do educandário resultando assim em criativas apresentações.

7. CULMINÂNCIA:
Apresentação para toda a comunidade escolar na Semana Farroupilha dos diálogos, cantos, e/ou paródias elaboradas.

SEGUNDO PROJETO
Projeto : Autora presente : exemplo de luta pela vida!
Tema: Valorização da vida
Escola: E.E.E.F. Professor Milton Pacheco
Clientela: Professores e alunos
Séries: de 5ª a 8ª séries
Turno: manhã e tarde
Duração: de agosto/2010 até setembro/2010.

1.OBJETIVOS :
Estimular o hábito da leitura de forma prazerosa;
Manter a leitura muito presente na sala de aula através da hora da leitura;
Desenvolver a expressão oral e escrita;
Expandir o vocabulário através de novas palavras;
Enriquecer a relação interpessoal, crescimento intelectual e social;
Promover um maior conhecimento sobre a importância da cidadania e valorização da vida;
Oportunizar melhor compreensão a pessoa deficiente respeitando - a como cidadã capaz através de seu testemunho vivo;
Integrar comunidade local e comunidade escolar através da presença da autora;
Proporcionar a formação de um país de leitores através da arte de ler.
2. ATIVIDADE MOTIVADORA:
Atividade de formação e reflexão do tema gerador " CONSTRUINDO A CIDADANIA E VALORIZANDO A VIDA" : leitura do livro " Tributo aos Amigos " da autora Neusa de Souza.
3. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:
Apresentação do livro " Tributo aos Amigos " para as turmas;
Leitura do livro pelos alunos em sala de aula e em casa;
Mesa redonda com debate sobre o livro relacionando com o tema gerador proposto no trimestre;
Coleta de frases consideradas importantes pelos discentes retiradas do livro que demonstram a valorização da vida;
Exposição das frases nas salas de aula e atividades complmentares com as mesmas;
" Propaganda do livro" aos pais e pessoas da comunidade pelos alunos induzindo - os a leitura do mesmo;
Trabalho avaliativo sobre o livro inclusive dos aspectos como : tema, mensagem, justificativa do título, etc...
Retomada do trabalho avaliativo através da oralidade em grande grupo;
Convite a autora para comparecer ao educandário relatando assim a própria história;
Elaboração de perguntas pelos discentes para Neusa de Souza no dia de sua visita à escola e também uma mensagem de agradecimento para ser lida ao término da palestra;
Convite aos pais para prestigiar a "autora presente";
Momento de autográfos e fotos com a autora;
Produção textual sobre a visita da autora;
Expressão oral : leitura da produção textual feita.
4. PROCEDIMENTOS:
Leitura do livro posterior a apresentação do mesmo para as turmas;
Mesa redonda com debate livre e dirigido;
Coleta de frases que vaorizam a vida e a exposição das mesmas;
"Propaganda do livro " à comunidade local;
Trabalho avaliativo seguido de expresso oral;
Convite a autora;
Elaboração de perguntas, mensagem e convite dos pais;
Autográfos e fotos com a autora presente;
Produção textual;
Leitura da produção textual.
5. CULMINÂNCIA:
Visita da autora Neusa de Souza à escola.
6. AVALIAÇÃO:
Será considerada satisfatória se desde o ínicio até o término do projeto os discentes e professores participarem constantemente de todas as atividades propostas e se a leitura do livro for prazeroza para a maioria significando uma grande lição de vida para todos.




TERCEIRO PROJETO
Projeto : O uso das novas regras da Reforma Ortográfica nos textos escolares
Tema: Acordo Ortográfico
Escola: E.E.E.F. Professor Milton Pacheco
Clientela: alunos
Série: 5ª a 8ª séries
Turnos: manhã e tarde
Duração: julho e agosto de 2010

1.INTRODUÇÃO

O português é a quinta língua mais falada no mundo e tem duas grafias oficiais, o que dificulta o estabelecimento da língua como um dos idiomas oficiais da Organização das Nações Unidas ( ONU ). O Acordo Ortográfico proposto em 1990, unirá a escrita de oito países, que ao eliminar as diferenças de grafia, formará um só bloco dominante onde o português é a língua oficial, beneficiando 240 milhões de pessoas que falam esse idioma no mundo.


2. JUSTIFICATIVA

A nova ortografia, embora já existente no Brasil desde 1º de janeiro de 2009, será obrigatória a partir de 2012. O objetivo das mudanças é facilitar o intercâmbio cultural entre os páises que falam português.
Além disso, haverá a padronização do ensino de português ao redor do mundo.
Os alunos também poderão melhorar o aprendizado e ampliar seus conhecimentos utilizando o novo acordo.


3. OBJETIVOS

3.1. Gerais :

Compreender a importância do uso da nova ortografia;
Reconhecer a aplicabilidade correta da reforma ortográfica na linguaguem escrita.
3.2. Específicos :
Promover o hábito da leitura e da escrita;
Adotar as alterações introduzidas na ortografia da Língua Portuguesa;
Criar situações escolares que possibilitem o crescimento intelectual dos alunos;
Utilizar a Internet como fonte de pesquisa.


4. PROBLEMA
De que maneira a nova ortografi a contribuirá no desenvolvimento da língua escrita ?

5. METODOLOGIA
Utilizar site de busca na Internet para a pesquisa das regras que sofreram alterações de acordo com a nova ortografia;
Análise da pesquisa para o grande grupo através de um quadro comparativo (antes e depois da reforma);
Construção de um folder sobre as regras estudadas.

6. RECURSOS
Pincel e quadro;
Internet;
DVDs;
Livros;
Textos;
Professora, alunos, outros...

7. AVALIAÇÃO
O aluno será avaliado pela sua participação na realização de atividades, principalmente, na apresentação do quadro comparativo ( antes e depois da reforma ) e a construção do folder com as normas estudadas.

8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

TOMASI, Carolina e MEDEIROS, José Bosco. Ortografia - Novo Acordo da Língua Portuguesa. São Paulo : Atlas, 2008.
RAIMANDI, Naiara. Nova Ortografia. Porto Alegre : Abril, 2009.
BECHARA, Evalindo. O que muda com o Acordo Ortográfico? Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 2008

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